Um hábito é aquilo que você faz sem pensar – o que é a causa de a maioria de nós termos vários deles. (Frank Howard Clark)
Todos nós temos hábitos, e fica difícil imaginar quem seríamos sem eles nossos hábitos, bons e maus, servem como artefatos para definirem quem nós somos e consequentemente como as pessoas nos julgam. Num ambiente de trabalho, os hábitos podem ter um impacto significativo sobre nossa atuação, sobre nossa produtividade e sobre a imagem que nossos colegas têm de nós. Então não é novidade que ter bons hábitos pode ser um fator fundamental para o sucesso em sua carreira.
Sendo assim, esse post vai enumerar alguns dos piores hábitos que as pessoas costumam ter em seu ambiente de trabalho e que talvez não sejam facilmente percebidos em suas autoanálises. Estar atento a estes maus hábitos e corrigi-los pode ajudar a transformar seu dia a dia numa rotina de trabalho positiva e de sucesso.
- Isolamento (O dialogo é fundamental para o bom funcionamento de uma organização, apenas “Fazer sua parte” não é o bastante, pois um ambiente de trabalho é essencialmente colaborativo);
- Evitar tarefas (postergar tarefas difíceis, deixar pra amanhã, fingir que não viu é de longe uma dos piores hábitos que um funcionário pode ter, prejudicando a empresa, seus colegas e a si próprio);
- Resistir a mudanças (Ser essencialmente egocêntrico e travado é um hábito que costuma ser a porta para o fracasso profissional, encarar cursos, palestras, novas formas de produzir e de se organizar como obstáculos prejudica e muito a evolução e o aperfeiçoamento do profissional e também da empresa);
- Ser negativo, pessimista (Se a sua primeira resposta ou pensamento é um “não consigo”, “não vai dar certo” com certeza tudo poderá ser pior ou mais complicado do que imagina. Sempre tenha em mente que um desafio é uma oportunidade de evolução);
- Promover e participar de “fofocas” (O principal problema causador de desmotivação nas empresas é a fofoca, com o intuito de satisfazer o ego e/ou diminuir outros funcionários esse hábito costuma gerar incômodos, brigas e quedas na produção de qualidade);
- Adiar e depois correr atrás do prejuízo (O planejamento é fundamental, para que um problema não vire uma bola de neve procure o separar por etapas e assim vence-lo pouco a pouco, para que não precise enfrenta-lo de uma vez em uma situação totalmente desfavorável);
- Ser desorganizado (A desorganização é a principal causa de improdutividade de uma empresa, prejudica tempo, análise e tomada de decisões e pode ser o caminho da falência de muitas empresas);
- Interferir nas conversas alheias (Não seja chato, fale apenas se for chamado ou citado, evitando carregar a imagem de uma pessoa desagradável) ;
- Compartilhar experiências demais (A separação entre a vida pessoal e a profissional é fundamental para que não haja confusões, sempre compartilhe assuntos que irão enriquecer o ambiente de trabalho e/ou motivar as pessoas e não assuntos que dispersam e causam alvoroço entre os envolvidos);
- Sempre levar as coisas para o lado pessoal (Você está em uma empresa, logo será julgado como profissional segundo suas capacidades, encare a sugestões de melhoria como dádivas pois nem todos nos dão feedbacks necessários que contribuem para o sucesso profissional).
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O primeiro passo para se libertar dos maus hábitos é sempre tê-los em mente. Você pode se surpreender com o que pode descobrir sobre você em seu ambiente de trabalho. Perceber como você gasta seu tempo vai também ajudá-lo a identificar seus pontos fracos e perceber quais dos seus hábitos são bons e quais não são.Conheça nosso curso de Administração de empresas e melhore seu marketing pessoal – Clique Aqui
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