A realidade virtual deixou de ser novidade já há algum tempo. Por onde passamos vemos pessoas e empresas utilizando para entretenimento como vídeo games, em exposições e atrações e indo para mais longe, os filmes de hoje todos utilizam-se dessa tecnologia.
Agora, como utilizar esse recurso para o aprendizado dos alunos na escola? Sabemos que nas escolas públicas essa “realidade” ainda é bem distante. Tabletes, lousas interativas e até mesmo computadores não fazem parte da rotina da maioria das nossas escolas.
Embora a educação esteja mudando e as metodologias também, muitas regiões ainda utilizam a metodologia que consiste basicamente na transmissão de conteúdo por parte do educador e na memorização por parte do aluno.
De cinco anos para cá é possível notar o crescimento em uma nova modalidade de ensino. É o sistema de Ensino a Distância (EAD) e com isso percebemos que a tecnologia tem aproximado os estudantes da educação e aprendizado através das plataformas digitais que permitem uma maior inteiração com o conteúdo, velocidade de resposta e um maior engajamento por parte dos estudantes, mas isso ainda é limitado.
A realidade virtual pode oferecer algo muito mais interessante, a oportunidade dos alunos “viajarem” por lugares que talvez jamais pudessem visitar.
A pergunta é, vale mesmo a pena mesmo utilizar a realidade virtual em sala de aula e no aprendizado? E a resposta é rápida, – E como!
Com a realidade virtual o aluno poderá fazer visitas em campos históricos. Tanto a criança como o adolescente em sua maioria não têm interesse por livros, ou apresentam grande dificuldade em aprender com eles. Vivenciar esses aprendizados através da realidade virtual traz uma experiência do mundo real. A sensação de estar lá em uma época que o aluno não vivenciou.
As pesquisas mostram que cerca de 80% dos alunos provavelmente nunca poderão viajar ou participar de uma excursão. Viajar ainda não é barato. A realidade virtual é uma alternativa de viagem cultural gratuita.
A realidade virtual promove a maior integração social dos alunos, principalmente nas salas de aula. Alunos mais tímidos podem ser estimulados a sair do isolamento com o auxílio de estímulos mais dinâmicos. Além de História e Geografia é possível ensinar outras matérias, como Matemática, fazendo o aluno sentir-se mais confiantes ao descobrir novas habilidades com esse recurso.
É possível adaptar a tecnologia de realidade virtual para quaisquer estilos de aprendizagem e de acordo com as necessidades de cada estudante. Os métodos interativos de estudo pode criar ótimas oportunidades para trabalhos em grupo.