Quando os exploradores e colonos espanhóis, ingleses e franceses chegaram às Américas, eles se depararam com plantas, animais, lugares e objetos culturais que nunca haviam visto.
Os recém-chegados tomaram emprestado nomes de centenas de tribos e línguas nativas que encontraram nos continentes. Muitas dessas palavras estão tão completamente incorporadas ao inglês americano e a outras línguas contemporâneas que as pessoas não estão cientes de suas origens.
Os nomes dos lugares, incluindo metade dos 50 estados dos EUA, são originários das línguas dos índios americanos. Um exemplo é Connecticut (derivado da palavra Quinnitukqut, que significa “rio longo”, que é como a tribo mohegan chamava o rio mais longo da Nova Inglaterra). Aqui estão outros exemplos:
- Havaí: Advém provavelmente da palavra nativa havaiana Hawai’i (do protopolinésio hawaiki, que significa “lugar dos deuses”);
- Kansas: Deriva de Kansa, que se refere à tribo kansa. O nome significa “sul” e é uma forma abreviada do nome completo da tribo, Povo do Vento Sul;
- Kentucky: É uma variante de Kentake, que se acredita derivar de palavras iroquesas para “prado” ou “campo”;
- Massachusetts: Evoluiu a partir de Massachuset, um nome indígena dos wampanoags que significa “junto das colinas”;
- Michigan: Pode ser atribuído a Mshigem ou Misigami, os nomes para o Lago Michigan nas línguas potawatoni e ojibwe. (Ambos os nomes significam “grande lago”);
- Oklahoma: Vem das palavras okla homma da tribo choctaw, e significa “pessoas vermelhas”;
- Tennessee: Se origina de Tanasi e/ou Tanasqui, nomes das cidades cherokee na região;
- Wisconsin: Surgiu de Wishkonsing, o nome ojibwe para o Rio Wisconsin;
- Utah: Provavelmente deve seu nome à tribo indígena ute, cujos membros vivem principalmente em Utah e Colorado. Esse nome tribal pode ter vindo da palavra nuutsiu, que significa “o povo” na língua ute. Também pode ser derivado de yuttahih, a palavra apache para “pessoas em lugares mais altos”.
Esses nomes ajudam a ilustrar como os índios americanos moldaram e enriqueceram a língua, a história e a cultura dos EUA. Da próxima vez que você fizer um churrasco, comer chocolate ou planejar uma visita ao Havaí, lembre-se da origem das palavras que estiver usando.
Este artigo foi adaptado de outro mais longo publicado pela Voz da América.