Este texto trata sobre o tema que tem proporcionado dor de cabeça aos pais e bastantes problemas aos alunos.
Em minha experiência clínica percebo o desespero dos pais quando as escolas indicam que o (a) aluno (a) tem TDAH, pois tanto os pais quanto os alunos consideram que a indicação dos professores e coordenadores seja um diagnóstico, mas não é, e sendo assim, podem respirar mais aliviados, pois em sua maioria, trata-se de uma indicação para avaliação devido a dificuldades percebidas em sala de aula, algumas vezes motivados por mau comportamento e algumas vezes, por alguma falta de interesse de alunos (as) no ensino.
A certeza que imediatamente os pais têm ao receber a indicação é de que o filho é portador de uma doença que muitos já ouviram falar, mas não sabem exatamente oque é e, não raro, os pais se culpam e procuram um médico que possa medicar, afinal, diante de uma doença, normalmente, esta é resolvida com medicação.
Tanto professores quanto coordenadores quando dizem que o aluno tem TDAH ou déficit de atenção, deve-se ao fato de haver em média quarenta alunos em sala de aula e percebem que algo está fora do considerado esperado, porém não é um diagnóstico, mas sim, uma indicação de que algo deve ser investigado para que haja um diagnóstico.
Para tal situação, sugiro aos pais, antes de pensar em medicação, procurar avaliação multiprofissional com profissionais da fonoaudiologia, otorrinolaringologia, psicologia e psicopedagogia para identificar se aquilo que é apresentado pelos (as) alunos (as) é de origem orgânica, psicológica ou pedagógica. Se após avaliação houver encaminhamento para neurologista ou psiquiatra, eles avaliarão a necessidade de medicação, ou seja, após todas as demais possibilidades psicológicas ou pedagógicas descartadas.
Tal esclarecimento é muito importante, pois tem sido muito comum alunos (as) “arrastando” por toda vida rótulos limitadores, e tendo suas possibilidades e potencialidades “esmagadas” devido à falta de avaliação adequada de todos os aspectos que podem ser identificados e superados.
Marcia Kelen Moscatelli CRP 06/127284, é Psicóloga pela UNIP, Psicopedagoga Institucional UNICID – Universidade da Cidade de São Paulo, Gestora de Processos Gerenciais, UNICID – Universidade da Cidade de São Paulo, Atualização em Motivação nas Organizações FGV, Extensão em Estilo de Gestão e Liderança FGV, Atualização em Contratação de Trabalhadores FGV, Atualização em Assistência Psicológica na Pediatria Hospital Albert Einstein Instituto Israelita Ensino e Pesquisa, Aperfeiçoamento Profissional Seminário de Marketing Categorizado Instituto de Marketing Brasil – Argentina, Atualização TDAH Diagnóstico e intervenções, Atualização em Neuropsicologia Diagnóstico e intervenções Hospital Albert Einstein Instituto Israelita Ensino e Pesquisa, Atualização em Psicologia Esportiva.
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