Telefone: (15) 3327-1905 | Whatsapp: (15) 99201-5511

Diferenciação – Estratégias para atender as diferenças dos alunos


Diferenciar no ensino significa moldar sua maneira de ensinar para que todos os alunos consigam progredir para o próximo nível. Somos seres individuais, e cada um aprende ao seu tempo e a sua maneira, a única coisa em comum que temos é que todos precisamos passar pelo processo de ensino & aprendizagem seja em sala de aula, em nossa casa ou qualquer outro lugar durante nossas vidas.

Já pararam para pensar o quão difícil pode ser para um professor preparar atividades que engajem todos os alunos? E que igualmente ajude-os a desenvolver seu aprendizado para chegarem ao próximo nível?

É aí que entra a diferenciação, variar atividades, e abordagens de ensino faz com que todos os alunos sejam beneficiados e tenham igualmente a chance de absorver conteúdo e demonstrar conhecimento.
Para usarmos a diferenciação em sala de aula é necessário conhecer os alunos, e a partir do conhecimento que temos sobre os alunos, selecionarmos o material para às aulas visando sempre alternar tipos de atividades para atender a necessidade de todos.

Proporcionamos dessa forma um ambiente no qual o aluno se sinta acolhido e livre para criar e demonstrar seu conhecimento. Sempre consideramos o trabalho em grupo ou em duplas, para que a troca de experiências ajude os alunos a criarem uma bagagem de conhecimento mais sólida, e também consideramos aquilo que cada aluno pode produzir e desenvolver naquele dia, lembrando que cada um tem seu tempo e é um ser individual.

Seguindo esse conceito de diferenciação, maximizamos a chance de aprendizado dos alunos e minimizamos a chance de frustração dos professores em relação ao ensino pois sabemos que cada aluno tem suas necessidades, formas e tempo para sua aprendizagem.
Bons estudos!

 

Tiago Fabrício (English Teacher)